CRISLADYSAUDEEBELEZA.pt

::
Home
POWERED BY Google
ARTIGOS:  
0
TOTAL:  
  € 0,00
Home

PESQUISA AVANÇADA

O que são os Suplementos Alimentares?

O que são os Suplementos Alimentares?

A União Europeia define-os como géneros alimentícios que se destinam a complementar o regime alimentar normal. Constituem uma fonte concentrada de determinados nutrientes ou outras substâncias que têm efeito nutricional ou fisiológico.

Podem ser estremes ou combinados e apresentam uma forma doseada, seja em cápsula, pastilha, comprimido, pílula, ampola, frasco, ou outras formas, que se destinam a ser tomadas em unidades de medida de quantidade reduzida.

c.f. Directiva 2002/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 10 de Junho de 2002

Esta directiva e outras fontes comunitárias dão-nos mais informação e permitem responder a outras perguntas:

Que tipo de componentes posso encontar nos suplementos alimentares?
O leque de nutrientes e outros ingredientes que podem estar presentes nos suplementos alimentares é bastante variado, incluindo, entre outros, vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, fibras e várias plantas e extractos de ervas.

Não basta uma alimentação equilibrada para ser saudável?
Sim. Um regime alimentar adequado e variado pode, em circunstâncias normais, fornecer a um ser humano todos os nutrientes necessários ao seu bom desenvolvimento e à sua manutenção num bom estado de saúde nas quantidades estabelecidas e recomendadas por dados científicos geralmente aceites. Todavia, alguns inquéritos revelam que esta situação ideal não está a ser alcançada em relação a todos os nutrientes nem a todos os grupos populacionais na Comunidade.

Devido a um estilo de vida especial ou a outros motivos, os consumidores podem optar por complementar as quantidades ingeridas de alguns nutrientes através do consumo de suplementos alimentares.

Os suplementos alimentares podem substituir a alimentação?
Não. Os suplementos alimentares são um complemento e não um substituto de uma alimentação equilibrada. Apesar de fornecerem alguns nutrientes em quantidades concentradas, não conseguem fornecer todos os ingredientes de que o organismo necessita para o seu correcto funcionamento.

Existe relação directa entre uma alimentação deficiente e o risco de doença?
Sim. Uma dieta deficiente constitui um importante risco para inúmeras doenças relacionadas com a alimentação e que são as principais responsáveis por mortes na União Europeia, nomeadamente, obesidade, doenças coronárias, os cancros, a diabetes e os ataques vasculares-cerebrais.

Os suplementos alimentares servem para curar doenças?
Não. Os suplementos alimentares servem para garantir que o organismo dispõe da quantidade e proporção óptimas de nutrientes para garantir o seu bom funcionamento, capacidade de defesa e recuperação. Porém, está perfeitamente estabelecido que uma enorme quantidade de doenças e problemas de saúde são provocados ou agravados por uma nutrição deficiente ou desajustada.

A experiência apoiada em incontáveis estudos clínicos demonstra claramente que em certas situações os suplementos alimentares são eficazes na prevenção e tratamento de doenças - por exemplo, a suplementação com cálcio e vitamina D ajuda a prevenir e a travar a perda de massa óssea.

Por outro lado, boa parte dos suplementos alimentares não foi ainda alvo da exaustiva investigação clínica exigida pelas autoridades e noutros casos os resultados obtidos não são iguais para todas as pessoas, em situações aparentemente semelhantes.

Por estes motivos a legislação comunitária proíbe expressamente que se atribua a suplementos alimentares quaisquer propriedades profilácticas, de tratamento ou curativas de doenças humanas, ou que se faça referência a essas propriedades.

Posso substituir os medicamentos por suplementos alimentares?
Não. 
Nunca altere a medicação prescrita pelo médico. Apenas ele pode mandar interromper, substituir ou alterar dosagens de medicamentos. Se está a tomar medicamentos e quer tomar suplementos alimentares fale com o seu médico antes de o começar. Os suplementos alimentares não são medicamentos mas podem interagir com medicamentos, anulando o seu efeito ou tornando-o mais intenso, e isso pode por em risco a sua saúde.

Os suplementos alimentares são seguros?
Sim. Os suplementos alimentares são seguros, porém, devem seguidas boas prácticas de utilização, tais como: respeitar a dosagem diária, evitar em caso de intolerância a qualquer dos componentes, não tomar em simultâneo com medicamentos ou outros suplementos com os quais exista interacção. Além disso, os suplementos devem ser mantidos em local seguro, longe do alcance das crianças, protegidos da luz e a uma temperatura apropriada. Não os tome se tiver expirado o prazo de validade. Em caso de doença, pré-operatório ou pós-operatório, deve consultar o médico antes de tomar suplementos. O mesmo se aplica a 
mulheres grávidas ou a amamentar. Não esqueça que, tal como a insuficiência, o excesso de certos nutrientes também pode causar doenças.

Os suplementos alimentares são todos iguais?

Não. Apesar de existirem regras claras para garantir a segurança dos suplementos, a verdade é que, apesar de essencial, a segurança não pode ser o único factor a ter em conta no momento de escolher a marca de suplementos a tomar. Os suplementos alimentares  são produzidos em laboratórios farmacêuticos e de acordo com a norma internacional GMP (boas prácticas de fabrico). Isso significa um rigoroso controlo e rastreamento do processo de produção, que inclui a análise da pureza e segurança das matérias primas, o estrito cumprimento das composições prescritas, utilização das ideais condições de transporte e armazenamento, etc.

Além disso, os suplementos alimentares  apenas utilizam, de entre todos os componentes permitidos por Lei, aqueles que garantem a maior biodisponibilidade, eficácia e acção fisiológica, tanto sinérgica como individual, dos nutrientes oferecidos, mesmo que tal escolha implique um custo de produção bastante superior.
Estética Cris Lady
LOJA
INFORMAÇÃO
PARCERIAS
SIGA-NOS

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © CRISLADYSAUDEEBELEZA.pt 2018

Desenvolvido por Optimeios